Pelo Figueirense, o meia foi campeão catarinense em 1999, 2002, 2003, 2004, 2006 e 2008, vice-campeão Brasileiro da Série B em 2001 e 2010 e vice da Copa do Brasil: 2007.
Individualmente, o ídolo alvinegro foi artilheiro da Copa João Havelange - Módulo amarelo em 2000 e craque do Campeonato Catarinense em 2000 e 2004.
Há outros três prêmios individuais que o blog destacou pela importância. Confira:
Medalha Thomaz Chaves Cabral
Em 2009, quando o Figueirense Futebol Clube completou 88 anos, foi realizada uma sessão solene e, na oportunidade, o clube concedeu a Medalha Thomas Chaves Cabral ao meia, honraria fazendo memória de alguém que muito tempo de sua vida dedicou ao alvinegro.
![]() |
Fotos: Carlos Amorim |
Cidadão Honorário de Florianópolis
Em 23 de março de 2012, o ídolo alvinegro, natural de Itaporanga (SP), foi homenageado pela Câmara Municipal, com o título de “Cidadão Honorário de Florianópolis”, no Auditório do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Essa honraria é oferecida às pessoas ou entidades, não florianopolitanas, que reconhecidamente tenham prestado serviços relevantes ao Município, Estado, União ou à Humanidade.
Foto: Carlos Amorim |
Uma bela homenagem pelos 286 anos comemorados pela cidade de Florianópolis.
Troféu Ney Pacheco
Representado pelo filho do blogueiro Ney Pacheco, Ian Pacheco, o Meu Figueira entregou, no dia 5 de abril de 2012, o primeiro troféu do Prêmio Ney Pacheco.
O prêmio representa a opinião do torcedor do Figueirense e surgiu após o falecimento de Ney Pacheco, um dia depois da rodada final do Brasileirão 2011.
![]() |
O troféu. Foto: Renan Ledoux/Meu Figueira |
Foto: Mariáh Rila |
“Ele tinha um amor absurdo pelo Figueirense e dedicou boa parte da sua vida ao blog que tinha dentro do MeuFigueira. Nesse blog, ele tinha mais de 50 mil acessos mensais e ganhou o carinho e reconhecimento não só da torcida, mas de jogadores e dirigentes alvinegros. Pensamos numa maneira de homenagear e manter a memória dele acesa ao entregar o prêmio de melhor profissional alvinegro da temporada” afirmou Ian Pacheco.
Assim como praticamente toda a nação alvinegra, o cronista alvinegro Ney Pacheco era fã de Fernandes. Não só pelo futebol, números e uma linda história com o clube, mas pelo exemplo de postura e caráter.
![]() |
Ian entrega prêmio a Fernandes. Foto: Renan Ledoux/Meu Figueira |
“Desde os meus 2 anos, meu pai me carrega junto para os jogos do Figueirense. Tivemos momentos incríveis no estádio, o Figueirense fez parte de nossas vidas. Nessa relação dele com o Figueirense, ele lembrava de momentos históricos e muitos deles envolviam o Fernandes. O gol mais bonito que viu foi do Fernandes, o drible mais desconcertante, a entrevista emocionante... Meu pai sempre teve um carinho enorme pelo maior artilheiro alvinegro de todos os tempos e sempre fazia questão de expressar isso no blog. Fernandes representa tudo de melhor no futebol: joga com classe, tem uma qualidade inquestionável, a superação dele é incrível e é o símbolo de profissionalismo no esporte. Resolvemos entregar esse primeiro prêmio ao Fernandes justamente por essa identificação com o Figueirense e como uma forma de expressar a opinião do meu pai, que tenho certeza que gostaria que o primeiro prêmio fosse entregue para o Fernandes. Não abrimos para votação, pois o primeiro prêmio representa a opinião do meu pai (e, com certeza, de muitos alvinegros). Foi uma maneira de dizer 'Obrigado, Fernandes' ”, explicou Ian.
Foto: Mariáh Rila |
Quando se tem carisma, caráter e futebol, a torcida reconhece. E não esquece!
ResponderExcluirValeu FernanDEZ, és o cara!