segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Fernandes atuou as séries A, B e C

Quando Fernandes chegou ao Figueirense, em 1999, o clube estava na Série C do Campeonato Brasileiro. Para o jogador, uma série muito disputada, muito difícil. Com a administração nova, na época de Paulo Prisco Paraíso, o Figueira tinha o objetivo de chegar a Série A em cinco anos – e aconteceu antes, em 2001.

 


Fernandes na Série C
FIGUEIRENSE FUTEBOL CLUBE 5 x 0 PRTUGUESA 
Foto: Cristiano Andujar

O ídolo lembra que em 1999, a maioria das equipes não tinham o apoio financeiro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em viagens e estadias em hotel, mas o Figueirense investia, financeiramente, forte para que a equipe conseguisse chegar a Série B:

 


Ano 2000. Campeonato Brasileiro Série B. O Figueirense fez uma campanha muito boa, mas não conseguiu o acesso a Série A. Em 2001, Fernandes lembra que foi um ano marcante na sua carreira – e com certeza na de muitos alvinegros –, pois o clube foi vice campeão da Série B, conquistou o acesso para a elite do futebol brasileiro e a marca Figueirense conseguiu ser reconhecida a nível nacional.

 


Fernandes na Série B (2001)
Jogo contra Criciúma - 24.11.2001
Foto: Cristiano Anjudar


Durante sete anos – de 2002 a 2008 – o Furacão do Estreito permaneceu na Série A, em alguns anos fazendo boas campanhas, em outros nem tanto.

 


Em 2009, o clube tentou retornar à primeira divisão, mas ficou na 6ª colocação. Sendo vice-campeão do Campeonato Brasileiro da Série B de 2010, voltou novamente a elite do futebol Brasileiro.

 


Curiosidade
Fernandes e Genílson são os únicos jogadores que atuaram as Séries A, B e C.


Anos e gols do ídolo em cada série
• A – 2002/04/05/06/07/11/12 – 17 gols
• B – 2000/01/09/10 – 27 gols
• C – 99 – 6 gols 

* os outros 58 gols estão divididos em Campeonatos Catarinenses (40), Copa do Brasil (6), Copa Santa Catarina (1), Copa Sul Mina (1) e amistosos (10). 


Fernandes em Campeonatos Brasileiros no Figueirense
• Maior artilheiro em campeonatos brasileiros série B, pelo Figueirense;
• 4° jogador que mais disputou jogos na série A pelo Figueirense;
• Maior artilheiro em Campeonatos Brasileiros da série A, com 17 gols.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Fernandes deve retornar aos treinos em até dez dias

Foto: Luiz Henrique/ Figueirense F. C.

O meia alvinegro se recupera de duas cirurgias – uma na coxa e outra no ombro - e está próximo de retornar aos treinos do Figueirense – e se tudo der certo, deve atuar na partida contra o Sport, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC), dia 11 de novembro.

Fernandes iniciou uma fase de recondicionamento físico e deve retornar aos treinos com bola dentro de um prazo de até dez dias.

O ídolo está longe dos campos desde a partida contra a Ponte Preta, dia oito de setembro, em São Paulo, quando sofreu uma luxação no ombro direito.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Deu no GLOBOESPORTE.com

Com 13 anos de casa, Fernandes fala da carreira e da vida no Figueirense

Em recuperação de duas lesões e ansioso com uma renovação de contrato, ídolo alvinegro acredita que o time vai lutar até o fim contra degola


Ídolo no Figueirense, Fernandes não está satisfeito com a fase que vive no clube que conhece há mais de 13 anos. Ansioso em ajudar a equipe a escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o maior artilheiro da história do Figueirense também sente a angústia para renovar o contrato com o time que tanto se identifica. O atleta, que se recupera de uma operação no ombro esquerdo e na coxa, tem vínculo com o Furacão até o final do ano, mas espera continuar vestindo a mesma camisa por pelo menos mais um ano.

— Eu quero continuar jogando em 2013. Até coloquei essa questão de parar no começo desse ano, mas optei por continuar e me sinto muito bem. Acho que joguei bem esse ano e fiquei chateado com alguns comentários de que eu não aguentaria jogar uma partida inteira. Mostrei dentro de campo que consigo. Não penso em sair do Figueirense. Eu quero, como já disse diversas vezes, encerar a minha carreira aqui. Quero continuar aqui, seja na Série A ou na Série B. Não quero esperar até o fim de dezembro, como foi em outros anos. Quero renovar o contrato o quanto antes. Independente do que acontecer esse ano, meu desejo é continuar vestindo a camisa do Figueirense – confessou.

Chico Lins e Fernandes. Foto: Luiz Henrique/Figueirense F. C.

Corrida contra rebaixamento e a vida no Figueirense
Apesar da má fase que o clube atravessa, a virada sobre o Inter, fora de casa, melhorou o ânimo dos jogadores. Confiança é uma palavra que, aos poucos, está voltando ao vocabulário do Figueirense. O ídolo acredita que é preciso reequilibrar o grupo e esse tem sido seu papel, já que dentro das quatro linhas ele não vai poder colaborar.

— O time até começou bem o campeonato, mas depois veio uma sequência muito ruim, tomamos muitas viradas e isso foi atrapalhando o psicológico. Depois, começamos bem o returno, até a partida contra o Palmeiras, quando perdemos em casa. Esse resultado foi muito difícil de assimilar. A questão emocional ficou abalada. Mas o que senti no treino depois da vitória sobre o Inter é que todos estão muito otimistas. Temos duas rodadas em casa e os jogadores estão muito empenhados e acreditando muito. O emocional agora vai ser o diferencial.

Foto: Luiz Henrique/ Figueirense F. C.

Com 13 anos de casa e mais de 400 jogos, Fernandes parece conhecer cada detalhe do clube. Até sobre questões políticas ele se sente confortável para comentar. Para ele, a crise enfrentada pelo clube recentemente, também no âmbito financeiro, que culminou na mudança de presidente, foi prejudicial ao time também dentro de campo.

— A mudança da direção do clube tirou um pouco do foco do futebol. O foco da diretoria não ficou dentro de campo, eles ficaram mais na briga política, os dois grupos disputando, e o futebol ficou um pouco de lado, só os jogadores estavam olhando para dentro do campo. Todo mundo, diretoria, jogadores e até torcedores, tem sua parcela de culpa. Ninguém sabe realmente o que vai acontecer no ano que vem com a nova direção do Wilfredo. Ele está nos apoiando, até para não atrapalhar, mas ele não tem feito muita coisa agora. Ele parece estar esperando para ver se o time vai conseguir ou não a permanência na Série A para então fazer o planejamento de 2013 — explicou.

Ele, que está com um mês de salário e dois meses de direitos de imagem atrasados, confirmou que as finanças do Figueirense ainda não deve estar equilibradas. Para o jogador, é importante para um profissional, seja qual for o trabalho, receber em dia.

Ainda que pense em jogar por mais tempo, o ídolo alvinegro já tem alguns planos para quando pendurar as chuteiras. Com a vida de atleta de lado, o craque deseja continuar trabalhando no esporte. Ele quer ser mais um profissional da bola, mas ainda não sabe em que função especificamente.

— Quando parar de jogar, quero continuar no clube. Penso em continuar trabalhando com futebol, porque é isso que eu sei fazer. Ainda quero jogar em 2013, de repente em 2014. Só depois que eu parar de jogar que vou ter tempo para estudar mais e trabalhar com outra coisa. Mas não quero abrir um negócio, nem nada assim, porque sei que iria perder dinheiro. Eu entendo é de futebol — reconheceu.

O ídolo da torcida alvinegra não esquece dela e deixa um recado:
— Os jogadores aqui vão lutar até o fim. Algumas coisas deram errado: estadual, Sul-Americana, essa fase no Brasileiro. Mas o torcedor pode estar certo de que os jogadores estão fazendo o máximo para que o time permaneça na Série A.

Crédito: Globoesporte.com - Savio Hermano - Florianópolis

Confira a matéria na íntegra aqui.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Primeira conquista de Fernandes no Figueirense

Fernandes chegou no Figueirense com contrato de três meses – até o final do Campeonato Catarinense, primeira conquista do jogador no clube e 10ª do Furacão do Estreito.

Em junho de 1999, o Figueirense, dirigido pelo técnico Abel Ribeiro, derrotou o Avaí por 2 a 1 e sagrou-se campeão catarinense. Na partida decisiva, disputada no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC), o alvinegro precisava vencer por qualquer resultado no tempo normal e empatar na prorrogação. E foi o que aconteceu. Genílson, o artilheiro do estadual, com 26 gols, fez 1 a 0 para o Figueirense aos 20 minutos do segundo tempo. O Avaí empatou, mas Genílson, novamente, de pênalti, colocou o Figueirense em vantagem. Com o placar em 2 a 1 para o Figueirense no tempo normal, a partida foi para a prorrogação. O placar do tempo extra foi 0 x 0 e o Figueira comemorou o seu décimo título Estadual.

Matéria do Diário Catarinense sobre a conquista do
Figueirense no Campeonato Catarinense de 1999.

Elenco do Campeonato Catarinense 1999.
Fernandes não estava no jogo por lesão no ombro.
Foto: Cristiano Andujar

Torcida invade gramado para comemorar o título.
Foto: site paronamio - "leandro.ffc"

Para o ídolo alvinegro, o título de 1999 foi muito especial, principalmente por estar no clube, na época, há dois meses e obter um título catarinense em cima do Avaí, o maior rival do Figueirense.



O meia não teve participação direta na final com o Avaí no Scarpelli. Na primeira disputa da final, na Ressacada, lesionou o ombro e o deixou fora da segunda final.

Porém, Fernandes foi fundamental nas duas partidas das semifinais do Campeonato Catarinense contra o Joinville. No primeiro duelo, fora de casa, ele deu o passe para o gol da vitória por 1 a 0, marcado por Toninho. No jogo de volta, na capital, fez o gol do empate por 1 a 1 que colocou o Alvinegro na decisão contra o Avaí.

Confira dois vídeos sobre a conquista do Campeonato Catarinense 1999:


Produzido por "lawlietffc"


 
Produzido por "figueirense1921" 

Fernandes em Campeonatos Catarinenses
• Segundo jogador com mais títulos estaduais - perde por um título para Calico - com 6 conquistas;

• Jogador que mais disputou estaduais, empatado com Pinga, com 11 competições;

• 3° maior artilheiro pelo Figueirense em Campeonatos Catarinenses.

Outras conquistas pelo Figueirense
• Campeonato Catarinense: 1999, 2002, 2003, 2004, 2006 e 2008

• Vice-Campeonato Brasileiro da Série B: 2001 e 2010 • Vice-Copa do Brasil: 2007

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Dois jogos que não sairão da memória do ídolo

Era 21 de junho de 1999. Disputa do Campeonato Catarinense no Estádio Augusto Bauer, em Brusque (SC). Figueirense goleava o Brusque por 4x0 – dois gols de Genílson, um de Claudiomir e outro de Gílson. Segundo tempo do jogo. No lugar de Perivaldo, estreia o meio-campo Fernandes.

Mesmo longe do Scarpelli, o ídolo alvinegro guarda na memória essa partida:




Abel Ribeiro era o técnico na época. Fernandes chegou no clube como atacante. Como já havia dois atacantes bons na época, Genílson e Aldrovani, foi feita adaptação no jogador como meia e foi o grande crescimento que o atleta teve no Figueirense.



Para Abel, o Fernandes em campo era, e ainda é, um jogador participativo, que dá velocidade e inteligência para equipe.

 


Matéria que saiu no Diário Catarinense
sobre ao primeiro jogo do Fernandes


Primeiro gol vestindo a camisa alvinegra

Fernandes ainda não tinha conquistado a titularidade do Figueirense em 8 de julho de 1999. No Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC) – jogando em casa contra o Criciúma, ainda pelo Campeonato Catarinense – no segundo tempo, o meia entrou no lugar de Júlio César, e, por volta dos 20 minutos, marcou seu primeiro gol – de cabeça – vestindo a camisa alvinegra.



Clique aqui e confira o primeiro gol que Fernandes marcou pelo clube e outros gols do ídolo.
* O primeiro gol do vídeo é o primeiro gol marcado pelo jogador.

Neste jogo, contra o Criciúma, o Figueirense venceu o Tigre por 2 x 1.

Matéria que saiu no Diário Catarinense
sobre o primeiro gol do Fernandes

Abel Ribeiro deixou um recado para o Fernandes, confira:

terça-feira, 16 de outubro de 2012

“FERNANDES, MEU ÍDOLO!” (Matheus Machado Corrêa)

Foto: Arquivo Pessoal/Matheus Machado Corrêa

Você tem alguma foto com o ídolo Fernandes ou já viveu algum momento com ele que o marcou e gostaria de registrar aqui no blog? 

Matheus Machado Corrêa, um garoto de 11 anos, nos encaminhou essa foto com a legenda: “FERNANDES, MEU ÍDOLO!” e nos relatou que, em 2009, enfrentou uma fila enorme na loja Figueira Story, no Centro, e faltou aula só para encontrar o ídolo.

Para nos encaminhar, mande e-mail para blogfernan10@gmail.com, com seu nome completo, idade, onde foi a foto (ou o momento do encontro) e, se quiser, uma legenda para publicarmos aqui.


O alvinegro Thiago Duarte já deixou registrada a sua foto também, confira. 


Lembrando que, se você não é torcedor do Figueirense, mas admira o profissional Fernandes, pode encaminhar também.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

“Fernandes joga muito, mas se contunde muito também” (Miguel Livramento)

Miguel Livramento e Ricardo Medeiros.
Foto: Ricardo Duarte

Na última segunda-feira (8), o comentarista da CBN Diário e RBS TV, e também colunista do jornal Hora de Santa Catarina, Miguel Livramento, participou do Estácio Convida, um bate-papo descontraído no Centro Universitário Estácio de Sá, em São José.

Em relação a carreira, o comentarista afirma que “Fernandes joga muito, mas se contunde muito também. Acredito que, na juventude, o Fernandes não teve um bom acompanhamento de preparo físico. Hoje o esporte exige muito do atleta”.

Sobre o futuro do meia, Miguel diz: “A direção do Figueirense deveria contratar o Fernandes como executivo, algo dentro do clube ligado diretamente com o futebol. Fernandes é um exemplo de jogador, um exemplo de profissional e de pessoa”.

E você torcedor? Concorda com o comentarista Miguel Livramento?

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Fernandes inicia fisioterapia e em um mês deve voltar ao Figueirense

Foto: Luiz Henrique/Figueirense F. C.

Após passar por duas cirurgias — Tenotomia e Videoartroscopia — Fernandes iniciou nesta segunda-feira (8) o trabalho de fisioterapia, no ombro e na coxa, com os médicos fisioterapeutas do Figueirense.

Depois de passar uma semana em casa, o meia alvinegro deverá seguir no Departamento Médico do clube, no Centro de Formação e Treinamento do Cambirela, por pelo menos mais um mês.

Fernandes não atua pelo Figueirense desde a partida contra a Ponte Preta, no dia 9 de setembro, quando, ainda no primeiro tempo, aos oito minutos, trombou com um jogador da Ponte Preta e sentiu o ombro esquerdo.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

"Ao Fernandes, gratidão eterna." (Thiago Duarte)

Foto: Arquivo Pessoal/Thiago Duarte

Você tem alguma foto com o ídolo Fernandes ou já viveu algum momento com ele que o marcou e gostaria de registrar aqui no blog?

Faça como Thiago Duarte, demonstre seu carinho e admiração pelo ídolo da nação alvinegra. Na noite do dia 29 de setembro de 2012, o alvinegro estava em um supermercado da Grande Florianópolis e encontrou Fernandes. Muito atencioso, o jogador atendeu ao fã e Thiago registrou o momento.

Publicou a foto em uma rede social (e nos encaminhou por e-mail) no qual a legenda era: "Na noite que lamento o rebaixamento do meu time do coração, encontro ele. O cara! Exemplo de caráter e humildade. Craque indiscutível. Ao Figueirense, meu amor eterno. Ao Fernandes, gratidão eterna." (Thiago Duarte).

Para nos encaminhar, mande e-mail para blogfernan10@gmail.com, com seu nome completo, idade, onde foi a foto (ou o momento do encontro) e, se quiser, uma legenda para publicarmos aqui.

Lembrando que, se você não é torcedor do Figueirense, mas admira o profissional Fernandes, pode encaminha também.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Fernandes passa bem após ser submetido a uma artroscopia

Foto: Luiz Henrique/Figueirense F. C.

No início da tarde desta segunda-feira (01), o meia Fernandes foi submetido a uma videoartroscopia no ombro esquerdo. A cirurgia ocorreu na Casa de Saúde São Sebastião, no Centro de Florianópolis e o Dr. Lessandro Gesser Luciano, ortopedista, especialista em ombro, quem operou o ídolo alvinegro.

A lesão ocorreu no dia 8 de setembro, na partida contra a Ponte Preta, pelo Campeonato Brasileiro – Série A, que terminou empatada em 2 a 2. Desde então, Fernandes vinha sentindo dores no ombro e mesmo com um trabalho de fortalecimento no local e tratamento com fisioterapia intensiva, realizada pelo departamento médico do Figueirense, a intervenção cirúrgica foi inevitável.

- A cirurgia foi realizada para fazer uma limpeza na articulação e remover fragmentos de cartilagem que estavam livres e assim impedindo o movimento do ombro, causando dor no atleta – explica Dr. Gesser.

Além da limpeza e remoção de fragmentos, foi aplicada uma injeção de medicamento que servirá como lubrificante para o movimento da articulação do ombro e também uma aplicação de PRP (Plasma Rico em Plaquetas), para tentar estimular a recuperação da área que sofreu perda de cartilagem.

Na quinta-feira passada (27), o jogador passou por outra cirurgia, procedimento chamado de Tenotomia.

Para Dr. Lessandro Gesser, o prazo de retorno de Fernandes ao campo dependerá da recuperação do atleta.

- Ele recebe alta amanhã (02) e a partir da semana que vem já iniciará fisioterapia. Para voltar a treinar e a jogar, dependerá da recuperação e adaptação do jogador em função da área que sofreu a perda da cartilagem – conclui.


Fernandes em 2012
Na temporada, o meia jogou 21 vezes pelo Figueirense (7 vitórias, 7 empates e 7 derrotas) e marcou 4 gols. Ao todo são 403 jogos (195 vitórias, 99 empates e 109 derrotas) e 108 gols. O último gol marcado pelo ídolo da nação alvinegra foi contra o Santos, no Estádio Orlando Scarpelli, dia 16 de agosto de 2012, em que o Figueira foi derrotado por 3x1. Confira os gols da partida:


* Há informações parecidas com as do site Figueirense Futebol Clube pois eu que fiz a matéria para o clube (por trabalhar lá).